Zubeldía explica por que ainda não utilizou Júlio Fidelis no Fluminense: “Está em consideração”
- 11/11/2025
Joia da base não é utilizado por Zubeldía
A ausência de Júlio Fidelis nas últimas partidas do Fluminense tem chamado a atenção dos torcedores tricolores. O jovem lateral-direito, de apenas 19 anos, chegou a ter boas oportunidades sob o comando de Renato Gaúcho, mas desde a chegada de Luis Zubeldía não voltou a ser relacionado para o elenco profissional. A decisão do técnico argentino gerou questionamentos nas redes sociais, principalmente por conta do potencial do jogador.
Revelado nas categorias de base do clube, Júlio Fidelis estreou pelo time principal na Copa Sul-Americana, contra o Unión Española, do Chile, ainda na fase de grupos. Desde então, teve algumas participações no Brasileirão Betano, com destaque para a partida contra o Bahia, quando deu assistência para Germán Cano empatar o jogo em 3 a 3, na Fonte Nova. Essa atuação havia deixado uma boa impressão na comissão técnica e na torcida.
A última vez que o jovem lateral foi relacionado ocorreu na 24ª rodada, contra o Vitória, mas desde então ele não apareceu mais entre os convocados. Júlio Fidelis acabou sendo reintegrado ao time sub-20, onde é titular absoluto e vem sendo observado de perto pela comissão técnica. Existe, inclusive, a possibilidade de ele disputar a Copinha na próxima temporada.
Porque Júlio Fidelis não é utilizado? Zubeldía explica
Após o empate sem gols com o Cruzeiro, no Mineirão, Zubeldía foi questionado sobre a situação do atleta e explicou o motivo da não utilização. “É um bom defensor, bom lateral, tem projeção e está sendo considerado. Mas temos outros jogadores, como Samuel, que está em nível altíssimo. Tem técnica e um conhecimento da posição acima da média, e tem funcionado muito bem. Guga também é um jogador que quando é acionado, em diferentes momentos da temporada, respondeu tanto na direita quanto na esquerda.”, afirmou o treinador argentino.

Zubeldía reforçou que a decisão não tem relação com falta de qualidade ou comportamento, mas sim com o momento dos outros atletas da posição. “Então Julio Fidélis também é uma boa opção. Sempre digo que temos que ter a alternativa um, dois e a juvenil, de projeção. Portanto me parece que estamos bem nessa posição. Mas nesse momento da temporada, já no final e com apenas uma competição, é dificil dar oportunidades aos demais. Está em consideração, mas está claro que Samuel e Guga são a prioridade”, completou o técnico.
Veja situação do Flu no Brasileirão
Com o empate em Belo Horizonte, o Fluminense chegou aos 51 pontos e manteve a 7º colocação no campeonato, ainda sonhando com uma vaga direta na Copa Libertadores de 2026. A equipe carioca, que vive oscilação nas últimas rodadas, tenta reencontrar o equilíbrio entre juventude e experiência nas escolhas do técnico argentino.
A próxima partida do Tricolor das Laranjeiras será o clássico contra o Flamengo, no dia 19 de novembro, às 21h30, no Maracanã, após a Data Fifa. O duelo pode ser decisivo para as pretensões do time na reta final do Brasileirão Betano.











