Vasco se manifesta sobre rescisão de Coutinho e explica processo: “Diálogo respeitoso”
- 20/02/2026
Na noite desta sexta-feira (20), o Vasco da Gama anunciou oficialmente a rescisão contratual de Philippe Coutinho e explicou como foi o processo. Anteriormente com contrato até o meio de 2026, o camisa 10 resolveu deixar o clube carioca e citou a parte mental como o grande motivo.
No último fim de semana, durante a vitória do Cruzmaltino nos pênaltis contra o Madureira, no estádio São Januário, o meia foi substituído pelo técnico Fernando Diniz ainda no intervalo e não retornou ao banco de reservas para acompanhar o segundo tempo, o que gerou grande polêmica.
Além disso, a relação com parte da torcida já não estava boa. Ele foi vaiado por uma parcela de vascaínos e oscilou muito dentro de campo nos últimos meses, fato que aumentou ainda mais a tensão nos bastidores.
Veja a nota oficial do Vasco da Gama
“O Vasco da Gama informa que o atleta Philippe Coutinho procurou o clube para manifestar o desejo de rescindir, de forma antecipada, o contrato que se encerraria no meio deste ano. Após diálogo respeitoso e transparente, as partes chegaram a um acordo amigável para a rescisão contratual, assinada no fim da tarde de hoje.
Revelado em São Januário e formado nas categorias de base do Vasco, Coutinho sempre carregou consigo a identidade vascaína ao longo de sua trajetória no futebol mundial. Em seu retorno ao clube que o projetou, demonstrou profissionalismo, dedicação e profundo respeito pela instituição, honrando a camisa em todos os momentos em que esteve em campo.
O Vasco da Gama agradece ao atleta por todo o comprometimento demonstrado ao longo deste período.”
Coutinho fez texto de despedida
Em pronunciamento nas redes sociais, o jogador de 33 anos explicou sua decisão, disse que a carga mental chegou ao limite e recebeu o apoio de diversas personalidades do futebol brasileiro, como Neymar, do Santos, e Lucas Moura, do São Paulo.
“Ser julgado por inúmeras pessoas por algo que não faz parte do meu caráter é difícil demais. Eu jamais desrespeitaria a torcida, meus companheiros e o Vasco. Nunca fiz isso em lugar nenhum por onde passei. Quem me conhece sabe disso“, explicou Coutinho.
“Naquele momento, na ida para o vestiário, eu senti e percebi que meu ciclo no clube tinha acabado, e eu não voltei para priorizar minha saúde mental. Isso dói muito. A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Eu preciso ser honesto”, revelou o ex-Liverpool e Barcelona
FONTE: https://br.bolavip.com/vasco/vasco-se-manifesta-sobre-rescisao-de-coutinho-e-explica-processo











