Manoel recua ‘na fogueira’ e TV flagra bronca de Alexandre Mendes em GV San José x Fluminense
- 08/05/2025
Derrota sem fôlego do Flu na altitude pela Sula
No jogo que encerrou a 4ª rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana, o Fluminense foi derrotado por 1 a 0 pelo GV San José, em La Paz, após gol de Calero aos 23 minutos do 2º tempo. O resultado faz o Tricolor perder a liderança da chave para o Once Caldas.
Na última quarta-feira (7), os colombianos venceram o Unión Española por 1 a 0 em Manizales e foram a 9 pontos no grupo. Com o revés na Bolívia, o Fluminense ficou com 7. Os bolivianos somam 4, contra apenas 2 dos chilenos.
Vale reforçar que, pelo regulamento da Conmebol, somente os líderes das oito chaves avançam diretamente à fase de oitavas de final da Copa Sul-Americana 2025. Os vice-colocados dos grupos disputam um Play-Off contra quem vier da Copa Libertadores – no caso, os eliminados em 3º mas chaves.
Auxiliar de Renato Gaúcho chama a atenção de Manoel em lance perigoso
Sem Renato Gaúcho, vetado pelos médicos por conta dos 3.650m de altitude de La Paz, o Fluminense foi comandado pelo auxiliar Alexandre Mendes. E não é porque o chefe não viajou que o fiel escudeiro aliviou os reservas do Fluzão. Muito pelo contrário.
Mesmo com uma equipe inteiramente reserva, com a escalação formada por Vitor Eudes; Guga, Manoel, Thiago Santos e Guga; Bernal, Hércules e Lezcano; Paulo Baya, Lavega e Serna, Alexandre Mendes não poupou a língua quando necessário.

Quem sofreu logo no único do jogo com o auxiliar de Renato Gaúcho foi o zagueiro Manoel. Aos 5 minutos, o camisa 26 deu um passe buscando Vitor Eudes, mas recuou forte demais e pegou o goleiro em uma ‘cilada’. A pelota correu demais pelo ar rarefeito da altitude, mas ainda assim o camisa 98 evitou o pior contra a própria meta.
O que resta ao Fluminense para avançar na Sul-Americana
Nas redes sociais, torcedores do Fluminense também não perdoaram o zagueiro pela falta de qualidade e atenção na hora do passe. As câmeras da Paramount+, que transmitiram o jogo com exclusividade para o Brasil, flagraram Alexandre Mendes dando uma ‘senhora’ bronca no defensor.
Faltando duas rodadas para o encerramento da fase de grupos da Sul-Americana, o Fluminense tem o fator casa como trunfo para avançar em 1º. No dia 14, recebe os chilenos do Unión Española no Maracanã. Finalmente, duas semanas depois, decide o futuro da chave contra o Once Caldas no Rio de Janeiro.