Corinthians dá adeus à vaga na Libertadores pelo Brasileirão após derrota para o Cruzeiro
- 25/11/2025
Derrota dolorosa do Corinthians
O Corinthians viveu um jogo para esquecer neste domingo (23) ao ser derrotado por 3 a 0 pelo Cruzeiro, no Mineirão, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão Betano. A atuação foi considerada uma das piores da equipe na temporada, deixando a torcida bastante preocupada com o desempenho apresentado.
Com o resultado, o time paulista permaneceu na 10ª colocação, com 45 pontos, e viu suas possibilidades de alcançar o grupo de classificação à Copa Libertadores praticamente desaparecerem.
Segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG, a chance de o Corinthians se classificar através do Campeonato Brasileiro é de 0%, reflexo direto dos 10 pontos de distância para a zona que dá vaga ao torneio continental.
Se a vaga na Libertadores pelo Brasileirão ficou praticamente impossível, a disputa para a Copa Sul-Americana segue bem encaminhada. O Corinthians tem 94,9% de chances de garantir lugar na competição, o que hoje é o cenário mais provável e realista para o clube dentro da tabela.

Equipe só poderá se classificar através da Copa do Brasil
Ainda assim, existe outra possibilidade de alcançar a Libertadores em 2026: conquistar a Copa do Brasil. O Corinthians enfrenta novamente o Cruzeiro nas semifinais da competição em dezembro, e uma eventual conquista garantiria vaga direta na fase de grupos da competição continental. No entanto, o cenário é desafiador e exige evolução imediata do elenco.
Apesar da turbulência, o risco de queda para a Série B é praticamente inexistente. A probabilidade de rebaixamento, segundo a UFMG, é de 0,003%, o que demonstra que o Corinthians vive um campeonato distante do ideal, mas sem sustos maiores na reta final.
Quando joga o Timão?
Agora, o foco está no próximo compromisso. O Corinthians encara o Botafogo, neste domingo (30), às 16h, na Neo Química Arena, em mais um jogo decisivo para recuperar o moral e tentar pontuar para garantir sua presença nas competições internacionais do próximo ano. Com o apoio da Fiel Torcida, o elenco espera reencontrar o bom futebol em casa e amenizar a pressão que cresceu após a dura derrota em Belo Horizonte.











