Atlético-MG vota nesta terça-feira possível mudança em SAF
- 16/09/2025
Mudança em cláusula será votada nesta terça-feira (17) pelo Conselho
Além do momento dentro de campo, o Atlético-MG terá que lidar com situações fora dele que podem determinar o futuro do clube. Uma delas deverá ser definida em votação nesta terça-feira (16) por seus conselheiros, segundo informa o jornal O Tempo.
O Conselho Deliberativo do Galo votará pela aprovação ou não de uma alteração em uma cláusula da constituição da SAF da equipe. Tal mudança pode influir, inclusive, em futuros aportes que poderão vir de seus investidores para manter o funcionamento do clube.
No caso, a cláusula que será votada é a de ‘anti-diluição’. No estatuto da SAF, foi decidido que o Atlético-MG ‘associação civil’ teria 25% das ações da empresa gestora do futebol e esta porcentagem não poderia ser reduzida ou negociada para outros investidores. E isto tem permanecido.
Agora, o clube discute se aprovará ou não a permissão para que esta cláusula seja alterada e tal parte pertencente ao clube possa ser negociada, preservando os 10% que a associação civil deverá ter da empresa, conforme a lei que criou as Sociedades Anônimas do Futebol prevê.
Razões para as alterações
Os investidores atuais do Galo defendem tal alteração por enxergar, segundo o jornal, que a negociação de fatias da SAF que estejam com o clube poderá ajudar a permitir aportes financeiros. E não precisaria necessariamente do aval da associação para que tais investimentos sejam feitos. Isto desde que o valor do aporte seja de R$ 200 milhões, no mínimo.
A mudança não deverá alterar outras provisões que o Atlético-MG associação civil tem, que é ter poder de veto em questões como mudança de cores, sede, escudo e outros. E também teria o direito de ter participação no Conselho de Administração da SAF, hoje tendo dois nomes em tal órgão.

Busca por investidores para SAF
O pedido pela mudança na cláusula anti-diluição se dá em meio a uma busca do Galo por novos aportes financeiros para a SAF. Atualmente, a maior parte destes tem sido feita pelo acionista majoritário da entidade, Rubens Menin, mas há a procura por outros investidores.
Tal procura gerou várias especulações de nomes de potenciais futuros acionistas do Atlético-MG. Um que recentemente apareceu como possível nome é o boliviano Marcelo Claure, dono do Bolívar. Justamente o adversário da equipe nesta quarta-feira (17)
FONTE: https://br.bolavip.com/atletico-mineiro/atletico-mg-vota-nesta-terca-feira-possivel-mudanca-em-saf